Neste último sábado, 18, aconteceu a inauguração do Ponto de Leitura de Matrizes Africanas no Espaço da ACIYOMI (Associação Afro religiosa e Cultural Ilê Iaba Omi), localizada na Rua da Olaria no bairro da Terra Firme em Belém. O Ponto de Leitura é um projeto financiado pelo MinC/SEPPIR, com conteúdos de temática Africana, e pretende expandir as atividades de leitura para os moradores da comunidade.
O Ponto de Leitura já recebeu 600 livros até o momento, mas a previsão é que recebam até 1.200 exemplares sobre cultura africana. O Ponto é aberto a consultas e pesquisas, porém para isso, deve haver um pré-agendamento e, além disso, não fazem empréstimo dos materiais. O projeto é um Ponto de Cultura do Terreiro, que tem como responsável pela Associação Aciyomi a Yalorixá Nalva de Oxum.
A inauguração contou com a presença de Pai Paulo Cesar de Oliveira e Sylvani Euclenio, Secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais. Ambos apresentaram fotos e relatos da visitação à Nigéria, falando da cultura Yoruba e das experiências que tiveram nas várias cidades e vilas do país.
Para saber mais sobre a Associação Aciyomi, clique AQUI.